quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto Literário

No dia 18 de abril, Dia do Livro, o 5º ano encerrou o Projeto Literário "Pollyanna".
Foram realizadas várias atividades e a culminância se deu com a visita dos alunos e professoras à AVP (Associação das Voluntárias de Patrocínio).

 Conheça o projeto!

Projeto Literário
“Pollyanna”

Resumo do livro
Trata-se da história  de uma menina de onze anos, filha de um missionário pobre, que após ficar órfã, vai morar em outra cidade com uma tia rica, rígida e severa, a qual não conhecia previamente. Pollyanna ensina ás pessoas de relação na nova comunidade o jogo do contente, que havia aprendido com seu pai no dia em que esperava ganhar uma boneca e recebeu um par de muletinhas. Seu , pai lhe explicou que não existia nada que não pudesse ter; qualquer coisa é capaz de nos fazer contente, e ela então ficou contente por não precisar das muletinhas. E depois desse dia criou o jogo de procurar em tudo que há ou acontece, alguma coisa que a faça contente e o ensinar sempre que encontrar alguém triste, aborrecido ou mal-humorado.
Quem não conhece pode achar o livro piegas e bobo, mas a doçura com que a autora construiu a personagem fez com a história de Pollyanna fosse muito mais que um drama. A menina não é boba, não é inocente além da conta, não sofre de autopiedadee, não é, nem de longe, o modelo perfeito de criança. Ao contrário, é espivitada, curiosa, atrevida, espirituosa e determinada. Teima quando acha que está certa e tenta fazer de tudo que está ao seu alcance para que as coisas saiam da forma que ela quer. Mas apesar disso, é sempre doce e amável com todos e seu jeito espontâneo é o que acaba cativando todos.
O grande desafio do Jogo do Contente é encontrar a felicidade em todos os momentos, mesmo nas pequenas coisas e ainda parece não existir motivo nenhum para ser feliz. Não é o otimismo utópico, não é aquele sentimento que a máxima encerra, “no final tudo dá certo”, não é uma fuga da realidade; é uma forma de enxergar o mundo e o que acontece nele, procurando focar no melhor de cada coisa e de cada ser.
 
Título/Tema
Conteúdo
Período de execução
Turmas atendidas
Pollyanna
Literatura e valores
Português
1º Bimestre (fevereiro, março e abril de 2012).
Turmas I. II e III do 5º ano do Ciclo Complementar

Objetivos
 
·         Inferir, no texto literário, a pessoa real-autor e a pessoa ficcional narrador.
·         Identificar, entre as partes de um texto, relações de causa, comparação e oposição;
·         Explicar o uso, em um texto escrito, de marcas da língua falada e seu efeito estilístico;
·         Estabelecer relação, no interior de um texto, entre um problema apresentado e a solução oferecida;
·         Selecionar estratégias de reescrita de textos, considerando sua finalidade, gênero, interlocutor e contexto.
·         Identificar os elementos constitutivos do gênero bigrafia

 
Estratégias
·         Procedimentos de leitura “Hora do Conto”
Este momento consiste em oferecer sessões de contação de histórias e de atividades de promoção da leitura e interpretação de texto, pois o professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma.
Numa primeira fase, as crianças irão escutar histórias simples, mas com um fundo psicológico, emocional, ético e moral e de noções de preservação do meio ambiente, falando também da pluralidade cultural, utilizando o livro Pollyanna, faremos a leitura compartilhada.
Na segunda fase as crianças vão aprender a interpretar a história ouvida, através de desenhos, teatro, textos e conversas sobre os temas abordados.

·         Conhecendo a autora:
Investigação sobrea a vida da autora, podendo utilizar as aulas de informática para este fim.

·         Apresentação do filme “Pollyanna”:
Problematização sobre a versão do livro e a versão do filme.
·         Proposta da Campanha “ Jogo do Contente”:
Conhecer o trabalho da AVP(Associação das Voluntárias de Patrocínio) no qual consiste em prestar assistência ás gestantes e recém nascidos carentes e arrecadar vestuário e produtos de higiene para fazerem uma doação.

·         Releitura e Retextualização:
Solicitar que as crianças deem um novo final ou inicio à história lida;
Releituras conjugando a linguagem (com sínteses), como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.

·         Produção Textual:
Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens considerando características físicas e psicológicas.

·         Sistematização do trabalho:
No contato com o texto autobiográfico, incentivaremos os alunos a descobrirem sentimentos, experiências ou pensamentos relacionados a construção da identidade. Por meio da analise e reflexão sobre a vida de Pollyanna, possibilitaremos o desenvolvimento de valores e atitudes positivas em relação ao “OUTRO”, para assim, levar os alunos ao autoconhecimento e se expressarem sobre si mesmos.

Referências:
Paradidático: Pollyanna
Autora: Eleanor H. Porter
Professoras: Janete Pereira Porto
                        Leidiane Mara de Souza Batista
                        Renata Caldeira Silva Nascimento